O Novo Líder deve ser isento de comportamentos tóxicos

Você já deve ter observado nos últimos anos as mudanças e discussões no mundo corporativo sobre liderança. Quem será o líder do futuro e quais hard e soft skills esse líder precisa ter?

Já ficou para trás a relação de trabalho onde o líder ou chefe, eram a autoridade máxima e não se podia questionar, conversar de maneira a expor uma opinião contrária ou um novo jeito de execução de uma determinada tarefa. Precisava-se agir como se a sua vida dependesse da aprovação do seu chefe. Hoje, entendemos melhor que um líder não é autoritário, e tão pouco age como um rei que somente determina regras aos seus subordinados. Atualmente, um líder é democrata, escuta abertamente, compreende e dá autonomia à sua equipe, pois entende que cada colaborador faz parte do sucesso da empresa e que por trás do profissional que está ali para desempenhar a sua função, existe um ser humano com emoções, medos, inseguranças, sonhos e contratempos.

Uma pesquisa realizada pela Edelman revelou que 63% dos colaboradores no mundo não confiam em suas lideranças dentro de seus empregos. Acredita-se que esse grande número se dá pela falta de escuta ativa pois, é muito natural que confiemos em pessoas que nos dão abertura e que também compreendem os nossos esforços diários para o sucesso do trabalho. O líder tem papel fundamental em medir a solução de problemas de seu time e engaja-los para a obtenção de resultados da companhia.

Um líder autocrata com comportamentos tóxicos, pode provocar adoecimentos como o burnout em membros da sua equipe, ocasionar demissões e até ter a sua própria saúde mental negativamente abalada por tomar as responsabilidades de forma muito controladora. Não existe fórmula mágica para se tornar um líder do futuro, mas esse novo líder precisa olhar com atenção para alguns soft skills como: escuta ativa, resiliência, empatia, flexibilidade, gestão e agilidade emocional, entre outras habilidades que podem ser adquiridas com o autoconhecimento e treinamentos para que o desenvolvimento desse novo papel passe a ser cumprido.

É sim um desafio e uma grande responsabilidade liderar pessoas, mas com muita aprendizagem, humildade, diálogo e acompanhamento das transformações do mundo, a tarefa se torna fluida e o ambiente de trabalho fica mais amigável e produtivo. É ótimo poder contar com um líder que se preocupa, acima de tudo, com pessoas e essa é a grande transformação que todos desejam.



Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!