O crescimento da preocupação com a saúde mental nas empresas

Se por algum motivo você acreditou que o tema “saúde mental” havia esfriado no mundo corporativo, viemos te dizer o contrário, o tema está ganhando cada vez mais força e você precisa se preparar.

Uma pesquisa realizada pela GPTW (Great Place To Work) com mais de 2.600 profissionais de RH e pessoas líderes entrevistadas, revelou que saúde mental ultrapassou o tema diversidade e inclusão, causando uma queda de 17,9% na prioridade de assuntos nas empresas. Sim, saúde mental está sendo discutida como uma das estratégias de negócio mais importantes do ano de 2022.

Temas como, jornada de trabalho mais curta, doenças como burnout causadas por níveis elevados de estresse, home office e a mudança drástica que a pandemia do coronavírus vem causando, giram em torno do cuidado com a saúde física e mental do colaborador, principalmente nesse novo ambiente de trabalho que pode ser a sua casa.

Pode ter ficado mais difícil entender e adaptar a sua rotina quando o seu escritório fica localizado ao lado da sua cama, que é onde você descansa e se desliga do trabalho. Como ter uma harmonia entre local de trabalho e descanso se eles ficam no mesmo ambiente, e como esvaziar a mente e não levar os problemas das suas tarefas permanentemente na sua cabeça?

A Inteligência emocional pode ser a chave pra conseguir encontrar esse equilíbrio na sua mente e você pode colocar em prática até mesmo na busca por um novo emprego. Segundo uma pesquisa realizada pela Pearson, 90% das pessoas entrevistadas disseram que priorizam empresas que trabalham em torno da saúde mental, seja com palestras e discussões sobre o tema ou benefícios como apoio de psicólogos.

Há também uma parcela de 90% de pessoas que acreditam que férias remuneradas para esse cuidado com a saúde mental seja um ótimo caminho. Se você líder, ainda não colocou o tema em discussão, é importante que a partir de agora olhe com atenção para isso, pois esta é uma demanda extremamente necessária e que pode começar de dentro pra fora, retendo talentos e diminuindo o turnover da sua empresa que está diretamente ligado aos benefícios e suporte oferecidos.

Experimente realizar escuta ativa com seus colaboradores e oferecer apoio a saúde mental dos mesmos, pois todo esse universo de cuidados embasam técnicas de aprimoramento de habilidades como por exemplo, a gestão emocional e o engajamento aos colaboradores.

Seja qual for o setor e modelo de trabalho em que você atua, a saúde mental é estratégia de negócio e além disso, demonstra o cuidado que tem com as pessoas que fazem a sua empresa girar. Vale a pena investir!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!