Neurociência aplicada ao ambiente corporativo

A neurociência aplicada ao ambiente corporativo é capaz de elevar a produtividade no trabalho e tornar as relações entre funcionários, fornecedores e clientes mais saudável.

A Neurociência aborda o comportamento humano, suas crenças e seus padrões. No contexto empresarial, a neurociência vem colaborando na criação e na execução de diversos treinamentos, reciclagens e capacitações em geral, tornando o aprimoramento de habilidades e competências mais eficazes.

A neurociência auxilia no entendimento do nosso sistema nervoso e todas as suas funcionalidades. É a ciência que compreende como o cérebro humano se comporta em uma série de situações, além de estudar suas estruturas.

As vantagens de aplicação da neurociência no ambiente corporativo são:

Facilitação de aprendizado: A neurociência dá a dimensão e permite fazer a leitura do chamado campo mental das pessoas. Dessa forma, quando falamos em treinamentos, é possível compreender melhor como ensinar os colaboradores, além, claro, de estimulá-los a colocar em prática todo o conhecimento absorvido.

Redução do estresse: O estresse é um fator que, obviamente, também atrapalha no contexto empresarial. Funcionários estressados produzem menos, perdem motivação e ficam mais doentes. Ou seja, quanto mais estressados, menos os colaboradores terão um comportamento positivo perante os objetivos do empregador. Nesse sentido, a neurociência pode ajudar a descobrir quais são os gatilhos mentais que disparam uma situação reconhecidamente estressante no trabalho.

Desenvolvimento de lideranças: Hoje, um bom gestor precisa ter características que estimulem a produtividade e a convivência em grupo, como empatia, capacidade de comunicação e senso de justiça apurado. É nessa linha de fomentar o trabalho colaborativo que a neurociência chega para ajudar as lideranças nas empresas. Seu papel nesse processo é facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências para capacitação de futuros líderes ou aprimoramento dos atuais, de forma mais ágil e eficaz.

Gestão de recursos humanos: Ao compreender o cerne do comportamento das pessoas, a gestão do capital humano é facilitada. A neurociência impacta diretamente nesse quesito, uma vez que influencia na identificação de necessidades, fraquezas e virtudes dos colaboradores.

Também para resolução de problemas: O entendimento  de como a mente age sobre pressão, e o mecanismo mental da decisão , promove o raciocínio lógico, minimizando vieses .

Gestão Emocional

Somente através do aprofundamento do nosso autoconhecimento, seremos capazes de aprimorar a nossa gestão emocional.

Portanto, à medida que formos entendendo como funcionam as nossas emoções e sentimentos, seremos capazes de gerenciá-las.

De acordo com Daniel Goleman, escritor e psicólogo de Harvard, os cinco passos para se atingir uma boa gestão ou inteligência emocional são:

Autoconsciência ou autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade interpessoal.

Resumindo, a gestão emocional, proveniente da psicologia, melhora a nossa capacidade de lidar com as nossas próprias emoções e sentimentos e também com os emoções e sentimentos dos outros (empatia), além de melhorar as nossas habilidades interpessoais.

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