Gestão Emocional: Dominando a Arte de Sentir e Agir

“Pequenas ações têm o poder de gerar impactos significativos nos seus negócios e no seu entorno, especialmente durante períodos de crise.” 

Você já se perguntou por que você agiu de forma descontrolada em um determinado momento? Já se sentiu ansiosa, desconfortável ou desanimada em algum período na sua vida profissional? Todos nós temos altos e baixos, isto é normal, mas quando estes comportamentos passam a ser um problema e afetam a sua saúde mental e aos que estão ao seu redor, temos que avaliar e procurar modificar ou melhor modular os nossos impulsos, trabalhando os nossos sentimentos e controlando as nossas emoções. 

Somente através do aprofundamento do nosso autoconhecimento, seremos capazes de aprimorar a nossa gestão emocional. Portanto, à medida que formos entendendo como funcionam as nossas emoções e sentimentos, seremos capazes de gerenciá-las.

De acordo com Daniel Goleman, escritor e psicólogo de Harvard, os cinco passos para se atingir uma boa gestão ou inteligência emocional são: autoconsciência ou autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade interpessoal.

"A inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros."

Daniel Goleman

A gestão emocional vai além de simplesmente controlar as emoções. É a arte de compreender, reconhecer e utilizar suas emoções de forma consciente e estratégica para alcançar seus objetivos e viver uma vida mais plena.

As várias formas de inteligência devem ser classificadas para um melhor entendimento. Ainda existem dúvidas sobre a diferença entre elas, que são:

  •  QE (Quociente Emocional): Habilidade de lidar com as próprias emoções e as dos outros.
  • QI (Quociente de Inteligência): Capacidade de raciocínio lógico e abstrato.
  • QS (Quociente Social): Habilidade de se relacionar com outras pessoas e construir relacionamentos.

E, hoje, falamos muito sobre a integração da Inteligência Espiritual, que traz uma nova visão da vida, que diz respeito a capacidade de encontrar significado e propósito na vida.
O desenvolvimento da QE exige um esforço pessoal e mental na direção do autoconhecimento e comprometimento com os valores e propósitos individuais e coletivos, sempre acompanhados de uma grande dose de resiliência. Para isto, apontamos algumas ferramentas como:

  • Autoconsciência: Identificar, compreender suas emoções e compreender quais são os seus limites.
  • Autorregulação: Controlar e expressar suas emoções de forma adequada.
  • Motivação: Usar suas emoções para alcançar seus objetivos.
  • Empatia: Compreender e compartilhar as emoções dos outros.
  • Habilidades sociais: Construir e manter relacionamentos saudáveis.

"A inteligência emocional é a capacidade de perceber, usar, compreender, gerenciar e modificar emoções."

Peter Salovey e John Mayer

A inteligência emocional no mundo corporativo pode ser trabalhada através de mentorias individuais, workshops e treinamentos específicos que busquem a melhoria na comunicação, a segurança psicológica, a melhoria do ambiente corporativo, o respeito ao individuo, e a resiliência colaborativa.

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