Quais são as soft skills citadas como tendência de contratação?

Para começo de conversa, soft skills são as habilidades comportamentais relacionadas à personalidade do profissional e a forma que ele lida e se relaciona com outras pessoas em seu dia a dia. Ainda que existam pensamentos, de que no mundo corporativo ou ao buscar um emprego, o que mais importa são as habilidades técnicas e o conhecimento sobre a área em que vai atuar, uma pesquisa da CareerBuilder nos mostra uma visão diferente já que 77% das empresas valorizam e acreditam no poder das habilidades sociais (soft skills) tanto quanto acreditam nas habilidades técnicas.

E quais são as soft skills mais demandadas pelo mercado?

Antes de começar, vale ressaltar a importância de ter conhecimento sobre negócios e todo o entorno do mercado pois, independente da sua profissão, essa base proporciona um direcionamento para que você aprimore habilidades essenciais para ter sucesso profissional e pessoal também!

Adaptabilidade: A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar às mudanças e lidar com situações imprevistas de forma flexível. Em um ambiente em constante transformação, aqueles que são capazes de se adaptar rapidamente e abraçar novas ideias e modelos, têm uma vantagem significativa. Ser capaz de se ajustar a novas tecnologias, metodologias de trabalho e demandas do mercado é essencial para enfrentar os desafios e se manter relevante.

Inteligência Emocional: A inteligência emocional é a habilidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, tanto em si mesmo quanto nos outros. No ambiente de trabalho, ter inteligência emocional é fundamental para estabelecer relacionamentos positivos, resolver conflitos de maneira construtiva e liderar efetivamente equipes. Essa skill também permite lidar com o estresse, adaptar-se a diferentes personalidades e comunicar-se de forma empática.

Habilidade em liderar pessoas:
Ter habilidade de gerenciar efetivamente equipes, ser um bom comunicador, ter uma boa relação interpessoal, inspirar, motivar, engajar, administrar conflitos e desenvolver pessoas, são componentes fundamentais na liderança. Além disso, saber oferecer suporte ao time nas rápidas mudanças do mercado, é o caminho para chegar aos resultados corporativos esperados.  Foco em resultados: Ter um foco claro nos resultados é essencial para alcançar metas e objetivos profissionais. Isso envolve definir metas coerentes, criar um plano de ação e manter-se comprometido em alcançar os resultados desejados. Pessoas com foco em resultados são capazes de priorizar tarefas, gerenciar seu tempo de forma eficiente e tomar decisões com base nas necessidades de longo prazo.

Trabalho independente: Saber se autoliderar é uma habilidade muito interessante para qualquer área ou empresa. Ter autonomia e proatividade significa mostrar ao empregador que ele pode confiar em você, o que é essencial em diversos momentos como férias e ausências emergenciais de outros colaboradores da equipe. Além disso, todos ganham com o trabalho independente pois é a base para a habilidade de resolução de problemas de forma ágil e estratégica.

Agora que você já sabe quais são as soft skills mais procuradas pelo mercado, vale conhecer mais a fundo cada uma delas e se possível, peça ajuda de um mentor para ter um desenvolvimento mais sólido e alinhado aos seus objetivos. Aproveite para conhecer nossos serviços de treinamentos e mentoria.

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