Será o fim do home office?

O trabalho no formato home office tornou-se uma realidade para muitas pessoas durante a pandemia do COVID-19. Este trabalho remoto foi adotado por empresas em todo o mundo como uma medida de segurança para proteger seus funcionários e minimizar a propagação do vírus. Agora, muitas pessoas se perguntam se esse modelo de trabalho veio para ficar e se o fim do trabalho no formato home office pode estar próximo.

O home office é querido entre muitas pessoas que viram a possibilidade de incluir o trabalho em suas tarefas diárias e conseguiu mais tempo para a família e para cuidar da casa entre uma pausa e outra, sem contar que não gastar tempo com deslocamento e o trânsito estressante até o escritório, é um ponto muito positivo. Apesar de existir um grande número de pessoas que preferem trabalhar nesse formato, uma pesquisa de 2022 liderada pela Brain Inteligência Estratégica, revelou que 45% dos brasileiros entrevistados já estavam trabalhando no modelo presencial e que neste ano, somente 12% das pessoas atuam no modelo home office.

Muitas empresas começaram a retornar aos modelos de trabalho tradicionais. Isso pode ser impulsionado pelo desejo de retomar a interação social e o trabalho em equipe no ambiente físico de trabalho, mas não dispensa o fato de que muitos colaboradores encontraram diversos benefícios no formato home office e híbrido, indo para o escritório de duas a três vezes na semana.

Em meados de julho de 2022, Elon Musk, exigiu o retorno presencial dos executivos da Tesla instalando uma “política de não aceitação” ao modelo home office. O que parece ir contra ao desejo de diversos colaboradores pois 79,1% de profissionais de tecnologia considerariam sair de seus empregos, caso a empresa optasse pela volta do trabalho presencial segundo uma pesquisa da Revelo. Esse apontamento inicia uma discussão sobre isto ser um fator impulsionador de ondas de demissões. Por este motivo as empresas mais humanizadas devem levar em consideração a preferência do funcionário, inclusive porque, muitos profissionais mudaram para empresas mais distantes, até mesmo de cidades e países, na garantia do trabalho em home office.

Independentemente do que aconteça com o modelo de trabalho no futuro, o desafio para as empresas será encontrar o equilíbrio certo entre os modelos de trabalho remoto e presencial, a fim de atender às necessidades de seus funcionários e clientes, mantendo a produtividade, o engajamento e um baixo turnover. Enfim, este desafio já se faz presente!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!