Com certeza assuntos sobre a jornada de trabalho reduzida para quatro dias já deve ter chamado a sua atenção enquanto mexia nas redes sociais em algum momento. Essa popularização do tema se iniciou em março de 2022, período em que empresas de países como Nova Zelândia, Reino Unido, EUA, Austrália, dentre outros começaram a olhar para os testes realizados nos últimos anos sobre a nova jornada de trabalho com base em estudos das Universidades de Oxford e Cambridge.
Toda essa movimentação se deu pela divulgação de dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) que apontaram que as jornadas de trabalho excessivas podem até levar à morte. Em 2016, 745 mil pessoas faleceram por doenças relacionadas à jornadas de trabalho além do recomendado.
E o que a Neurociência tem a ver com isso?
Tudo! A Neurociência compreende como o cérebro humano se comporta em uma série de situações, além de estudar suas estruturas. Quando trazemos essa ciência pra dentro do mundo coorporativo, conseguimos transformar o ambiente e trazer benefícios como: facilitação de aprendizado, redução do estresse, desenvolvimento de lideranças, melhor gestão de recursos humanos e alta capacidade em resolução de problemas.
O que casa justamente com o projeto piloto do novo modelo de trabalho de 4 (quatro) dias realizado em 2018 pela Perpetual Guardian na Nova Zelândia. O projeto apontou um aumento de 40% no engajamento dos colaboradores e derrubou em 15% os níveis de estresse.
A neurociência auxilia na identificação das situações de estresse no trabalho, o que pode gerar resultados bem bacanas quando observamos que desse ponto podem surgir várias doenças físicas e emocionais, baixa produtividade, baixo engajamento e até um turnover altíssimo. Esse novo modelo de trabalho já nos mostrou que funciona e que inclusive contribui para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, atuando diretamente na melhoria e redução do estresse em ambientes corporativos.
Agora nos resta questionar, se o modelo de trabalho com jornada de apenas 4 (quatro) dias por semana, sem intervenção na remuneração, vai se tornar uma realidade aqui no Brasil e se estamos preparados para esse futuro próximo.
Pra você pessoa líder ou gestora: Faça a sua aposta!
Mas não deixe de compreender como a neurociência aplicada aos vários temas do ambiente corporativo pode ajudar a sua empresa: agende uma reunião.
Uma resposta