Quais são seus hábitos inúteis?

Mudar um hábito é um processo doloroso e muito difícil. Nosso cérebro valida as ideias, conceitos, comportamentos testados e aprovados como positivos, e reforça a sua repetição inconscientemente tornando o seu controle pelo nosso sistema inibitório quase impossível. O segredo é apontar luz para estes pontos obscuros e modular estes comportamentos, racionalizando e trazendo-os para a consciência.
Estas dicas foram adaptadas, com algumas pitadas da minha parte, de uma postagem da Dra. Diana Hill, PhD em psicologia clínica e neurociência e adepta da ACT, classificada como uma abordagem cognitivo-comportamental de terceira onda, que tem por objetivo aumentar e modular a flexibilidade psicológica. Nesta postagem Dra. Diana aponta como manejar estes impulsos de repetição:

  1. Da próxima vez que você estiver criando um hábito inútil, observe seu ciclo.
    O que desencadeia seu hábito?
    Quais são os comportamentos relacionados a ele?
    O que acontece depois que você se envolve em seu hábito?
    Quais são as consequências a curto, médio e longo prazo?
  2. Seus gatilhos: Entenda e assuma uma postura mais receptiva em relação aos seus desejos, sensações e emoções difíceis. Reflita e faça com que estas sensações não tomem conta de você, deixe-as passar como uma folha em uma onda. Não tente camuflar estas sensações, pois só trazendo para a consciência você poderá trabalhá-los.
  3. Observe as consequências negativas do seu comportamento. Mude o seu valor de recompensa, neste momento a dopamina estará ativa e impulsionando você a repetir a mesma ação, em busca das sensações de recompensa produzidas pela serotonina, endorfina e a ocitocina. Pense, como isto não é benéfico para você. Então substitua este hábito por um que seja valoroso para o seu corpo e mente. Ações diárias, ricas em valores constroem relacionamentos mais saudáveis, aumentam o comprometimento com comportamentos de saúde e melhoram o desempenho no trabalho.
  4. Hábitos ricos em valores são intrinsecamente gratificantes e auto reforçados. Quanto mais você os fizer e se concentrar nos sentimentos gratificantes, agindo de acordo com seus valores, mais desejará continuá-los!
  5. Então, crie um ciclo de hábitos ricos em valores: Gatilho > Ação baseada em valores > Resultados positivos e estabelecidos!

#neurociênciaecomportamento, #autoconhecimento, #mudarhábitos, #move2up, #midsetdemudança

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!