Por que nos esquecemos de coisas tão rotineiras?

Aposto que você já esqueceu de fazer alguma atividade da sua rotina quando transitou de um espaço para outro. E esse lapso de memória não significa necessariamente que você tenha um transtorno mental ou algo assim, pois o nosso dia a dia exige muito e quando estamos expostos a diversas tarefas que precisam de urgência pra serem realizadas, o cérebro não consegue processar todas as informações ao mesmo tempo.

Mas o fato do esquecimento não estar ligado diretamente a uma enfermidade mental não é um alívio. Ele pode acarretar o surgimento de outras complicações. Essa correria típica do cotidiano, a lista de demandas aumentando e você cada vez mais acreditando que 24h não são suficientes pra dar conta de tudo, podem causar uma angústia muita grande seguida do aumento de ansiedade.

O resultado é o esgotamento mental, podendo saturar o córtex cerebral, gerando uma mente hiper pensante, agitada, impaciente, com bloqueio criativo, baixo nível de tolerância e, claro, prejuízos na memória”. – Danielle H. Admoni, Professora da Unifesp.

E qual é a relação de mudar de um espaço para o outro com o esquecimento?

Na verdade chamamos de “efeito porta” esse lapso de memória recente. Quando transitamos de um espaço para outro, acabamos levando muita informação no cérebro sem conseguir manter a atenção em determinada tarefa e quando pulamos de uma pra outra, esquecemos completamente o que íamos fazer. Estudos das Universidades de Notre Dame e da Bond University comprovaram exatamente que essa mudança de uma porta para outra com sobrecarga de informações, nos leva ao esquecimento.

Olha, se você está passando por isso, não se desespere. Há maneiras de melhorar o seu foco e se livrar desses lapsos de memória. Confira:

Use a tecnologia ao seu favor: anotar as suas tarefas organizando-as por ordem de prioridade é uma ótima saída pra não guardar tanta informação na cabeça. Use e abuse de lembretes, alarmes e até de um amigo que já não é mais tão tecnológico assim porém é muito eficaz, o bom e velho papel. Sua agenda ou planner estão aí pra te ajudar!

Diminuição do estresse:
manter uma rotina de atividades físicas, ter uma boa noite de sono ou seguir rumo a quaisquer atividades que te tragam prazer, ajuda a tirar a sua atenção dos problemas do trabalho e reduzir o estresse. Lembre-se que 24h é o suficiente pra sua vida acontecer e reservar um tempo pra cuidar da sua saúde mental, é essencial.

A prática:
existem técnicas que ajudam a trabalhar a sua atenção como: jogos de xadrez, tocar um instrumento, quebra-cabeça, palavra cruzada etc. Ah, aqui vale mencionar também a leitura, porque você pode não precisar fazer uma prova sobre o que leu mas garanto que vale escrever um resumo pra exercitar a mente sobre o que leu ou assistiu.

Enfim, o mais importante de tudo é o autocuidado, mantenha a sua saúde sempre em foco!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!