Onda de demissão nos EUA chega ao Brasil: Como entender o momento?

Em meados de março de 2022 cerca de 4,5 milhões de americanos, deixaram ou trocaram de emprego.

A pandemia causada pela Covid-19 com toda a certeza abalou e transformou o mundo todo e uma das consequências foram as demissões em massa, realizadas por empresas de diversos setores que já não tinham como manter por completo o seu quadro de funcionários, devido à crise econômica e o cumprimento do isolamento social.

O que mais chama a atenção agora, é a onda de demissões voluntárias que começou nos Estados Unidos, mas vem se estendendo e impactando outros lugares do mundo. Se há dois anos as pessoas estavam preocupadas com a perda de suas fontes de renda, hoje em 2022 esses colaboradores viraram o jogo e estão pedindo as contas de seus empregos. A pergunta que vale milhões de reais é: por que isso está acontecendo?

No Brasil, mais de 600 mil trabalhadores se demitiram também em março, o que representa um aumento de 37% em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Caged, do IBGE. Nomeado de “A grande renúncia” pelo americano, psicólogo e professor Anthony Klotz, essa onda de demissões está sendo entendida e investigada de várias formas. As pessoas estão em busca por um trabalho com propósito e algumas delas, querem continuar trabalhando de casa, no modelo remoto. Para complementar, uma pesquisa realizada pelo Blue Management Institute (BMI), revelou que esses pedidos de demissões são reflexos de colaboradores que não aceitam mais a cultura da empresa que esteve inserido, notando falta de diversidade e inclusão e até classificando como um trabalho tóxico. Há também uma disputa grande por profissionais mais qualificados na área de tecnologia.

A grande diferença da Grande Renúncia no Brasil e nos EUA é que aqui em território nacional, as demissões voluntárias estão vindo de profissionais qualificados, com ensino superior completo e nos Estados Unidos, vem de profissionais que exercem trabalhos mais massivos e são considerados a base da pirâmide. Os trabalhadores estão entendendo o seu valor e na hora de buscar um emprego, são diversas informações que o conquistam ou não. Sim, a empresa precisa conquistar o novo funcionário!

São muitas hipóteses e razões para essas demissões voluntárias, será que com a pandemia o colaborador percebeu quais empresas realmente se importam com o bem-estar de seus funcionários? E você, empregador, como conquistar novos colaboradores e melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa? Fica a reflexão, mas um ótimo pontapé inicial pode ser como realmente contratar e reter os talentos da sua empresa no momento atual.

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!