O mês de março é para elas, mas e no resto do ano?

Claro que estamos falando das mulheres. Dia 08 de março é o Dia Internacional das Mulheres, que todos os dias enfrentam centenas de desafios em suas vidas e em suas carreiras, nos fazendo perceber que o mundo corporativo ainda precisa evoluir muito para incluí-las.

As mulheres já são maioria no Brasil desde 2021. Segundo dados do IBGE, elas representam mais de 50% da população brasileira, além disso o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nos mostrou que em quase todas as faixas etárias de educação básica do país, as mulheres lideram o topo. Mas e dentro das organizações?

O cenário brasileiro e mundial é muito claro: as mulheres ainda estão em grande desvantagem quando tratamos de cargos, remuneração e posições de liderança dentro do mundo corporativo. A pesquisa Women in Business realizada em 2022, da Grant Thornton, revelou que apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres. A diversidade atrelada à equidade é sempre muito bem-vinda em todos os espaços, seja no trabalho, nas escolas ou na sociedade como um todo e quando se tem pessoas e histórias diferentes convivendo, a capacidade de resolução e aprendizado é muito maior.

A empresa que quer se manter em ascensão precisa ter lideranças femininas, pois alguns dos benefícios sobre o investimento em programas que escalem a carreira de mulheres são: flexibilização, fortalecimento da diversidade, criatividade e inovação. Há muito a se ganhar quando olhamos para a equidade de gênero já que, segundo a McKinsey, equipes que possuem diversidade de gênero tem 14% de chance a mais de superar a concorrência.

Para elas, o caminho é árduo e muitas vezes solitário, mas a peteca não pode cair. Uma mulher além de seu trabalho formal tem outras centenas de responsabilidades que na maioria das vezes não têm o mesmo peso para os homens, como por exemplo; cuidar da casa, dos filhos e da família como um todo. É natural nas mulheres exercer a empatia, fator extremamente importante e positivo na hora de liderar um time, além disso, cada uma delas têm a sua trajetória, mas em geral, acabam passando por situações semelhantes que resultam na formação das grandes líderes que naturalmente elas são.

A verdade é que as mulheres já nasceram liderando em diferentes aspectos da vida e nas organizações e no mundo corporativo não deveria ser diferente!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!