Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo! (Fernando Pessoa)

Esta frase foi extraída de uma famosa obra do grande poeta português, Fernando Pessoa em seu “Poema em linha reta”, escrito em 1932, mas que cabe muito bem nos tempos atuais.


Todos os dias nos deparamos com muitas histórias de sucesso, superação, idealização de perfeição, glamour, dentre outras coisas, em diversas esferas da vida, o que pode nos levar a fazer comparações nada saudáveis, que nos inferiorizam ao lembrar que nós ou a nossa vida não são iguais a vida das pessoas que vemos ao rolar o feed ou ao assistir a um story no Instagram.


Em 2019, um estudo da FGV apontou que 41% dos jovens brasileiros associavam o uso de redes sociais ao sentimento de tristeza e ansiedade. Este é um número consideravelmente alarmante! Porém, isto não significa que você deva parar de usar as redes sociais, mas sim que você deva usar com parcimônia e cuidado, sem se deixar contaminar por sentimentos de inferioridade, preservando assim a sua saúde mental.

Sim, o uso excessivo das redes sociais pode levar à dependência e outros transtornos psicológicos. O mundo das redes sociais ganha força cada vez mais, e hoje já é muito comum a profissionalização de plataformas como Instagram e TikTok, sendo colocadas como ferramenta e espaço de trabalho. Além disto, os creators ou influenciadores digitais utilizam o seu poder e criatividade para lucrar, sendo que muitos deles consideram seus seguidores como “amigos” e compartilham em tempo real toda a sua vida. Mas na verdade não é bem assim…


Em algum momento os creators e suas respectivas marcas identificam o consumidor mais adepto a comprar, gerando uma conexão o mais próxima possível. Uma das estratégias é compartilhar a vida como “uma pessoa comum” e assim adquirir proximidade e confiança para divulgar produtos e serviços. Em outras palavras, sempre haverá alguém tentando vender alguma coisa nas redes sociais e tentando te convencer a comprar determinado produto para ser bem-sucedido como ele!


Portanto, não se deixe levar por histórias editadas, pois o que você vê por aí é apenas um corte da realidade. É muito natural que as pessoas compartilhem em suas redes sociais somente momentos positivos, escondendo os desafios e erros, mas veja, elas com toda a certeza também passam por perrengues e situações negativas iguais a você.


Lembre-se que cada qual tem os seus sonhos, seus planos, a sua história, o seu sucesso e os seus fracassos em determinado momento. Não se compare e evite medir sua vida com a régua dos outros. Se você concentrar a sua energia em alcançar os seus próprios objetivos, a sua realização chegará em grande estilo e de forma saudável.

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!