Falta talento ou reconhecimento no mercado de trabalho?

Essa é uma pergunta que todo mundo deveria fazer ao ser impactado com notícias sobre a escassez de profissionais em algumas áreas.

Uma nova pesquisa da Korn Ferry, descobriu que até 2030, haverá uma falta global de talentos de mais de 85 milhões de pessoas. Se faltam talentos, é exatamente aí onde a preocupação e esforços das organizações devem se concentrar no sentido de criar projetos que capacitem e desenvolvam cada vez mais o profissional desejado, ao invés de continuar uma busca incessante por novos colaboradores.

Outro estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo LinkedIn, apontaram que houve um crescimento de 60% nas contratações para os setores de tecnologia em relação ao período pré-pandêmico. É notável que a pandemia transformou diversas esferas do mundo e principalmente a forma de trabalho. Há uma previsão de que o destaque dos próximos anos será dos profissionais que trabalham com realidade imersiva, um mundo que tomou força na pandemia do coronavírus.

De 11 profissões consideradas “do futuro”, o setor de tecnologia está presente em 4 posições do topo do ranking e já não é mais novidade a busca por profissionais desta área que está cada vez mais em ascensão.

A grande questão, é que essa escassez de talentos independente da área de atuação, pode vir a ser um grande risco para as empresas. E você profissional que quer se destacar no mercado, não pode ficar parado. Fazer cursos de especialização, cursos livres, mentorias de carreira ou até mesmo mergulhar de cabeça na sua profissão pode ser uma ótima saída para o seu desenvolvimento, mas lembre-se: nem tudo depende somente do seu esforço, saiba identificar as ações da sua liderança e se a empresa em que você está inserido realmente tem os valores que você acredita. Em contrapartida, os líderes das organizações deverão se preocupar em reter ainda mais os melhores talentos e capacitá-los para suprir essa eventual escassez.

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!