Empresas de tecnologia e as demissões em massa: Como sobreviver neste cenário?

O ano de 2022 aparenta não estar sendo um dos melhores para as Big Techs de todo o mundo. Desde o início do ano estamos vendo empresas como Netflix, Tesla, Microsoft, Apple e outras, passarem por ajustes internos que acarretam demissões em massa. E o que será que tem por trás disso?

Recentemente, nos deparamos com cerca de 15 mil colaboradores das gigantes Twitter e Meta sem os seus empregos de um dia para o outro e ainda há uma previsão que nas próximas semanas ocorra na Amazon um corte de quase 10 mil funcionários, segundo o jornal americano Washington Post. O cenário é claro, está havendo uma forte crise no setor tecnológico que se arrasta desde o período pós pandêmico e que provavelmente se estenderá no próximo ano devido a motivos como: inflação alta, queda de investimentos em projetos destas empresas na bolsa de valores, mudança de gestão, o poder de bloquear rastreamentos agora na mão dos usuários, a guerra na Rússia e outros fatores.

O fato é que trabalhar nas “Big Techs” é o sonho de muitas pessoas pois, é nestes lugares que estão os maiores salários, reconhecimento profissional e as melhores cartelas de benefícios oferecidas pelo mercado. Para muitos colaboradores, essas demissões representam sonhos interrompidos de maneira inesperada, mas é necessário superar as dificuldades e aqui vão 4 dicas pra você não viver intensamente um processo de “luto pelo seu ex emprego”:

1) Observe bem o mercado e o setor em que trabalha considerando principalmente a região da sede da empresa em que você está inserido, pois o que acontecer por lá já é um alerta e previsão sobre o que pode ocorrer em seu país de origem.

2) Não espere precisar com urgência de um emprego para se abrir para o mercado e ouvir o que podem te oferecer. Mantenha suas redes sociais profissionais e CV atualizados, e por mais feliz e satisfeito que você possa estar na sua posição atual, converse e avalie também novas oportunidades que forem ofertadas.

3) Aprimore seus conhecimentos sempre que possível e se você tiver o espírito empreendedor, que tal começar um projeto como um hobbie ou freelancer? Assim você pode ter mais de uma fonte de renda para te assegurar.

4) Aproveite o tempo para se priorizar. É o momento de se cuidar e listar todas as coisas boas que este emprego te proporcionou. E então seguir em frente, afinal tem um mundo inteiro para conhecer o seu talento!

O que devemos considerar sobre essa grande onda de demissões é que independentemente do seu emprego, é sempre interessante refletir sobre a sua carreira e estar atento ao mercado. Onde você quer chegar e o que você está fazendo agora para atingir os seus objetivos? Agora que já estamos chegando ao final do ano, esse pode ser um bom momento para pensar e calcular melhor os seus próximos passos!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!