3 Dicas para melhorar sua gestão emocional

O que vem à sua mente quando pensa em sucesso profissional? Muitas pessoas pensam em salários altos, reconhecimento, realizações, etc. Mas, algo muito importante tende a ficar de fora: a gestão emocional.

Estresse e pressão são fatores comuns em qualquer carreira e a maneira com que lidamos com essas situações faz toda diferença. Quer saber como canalizar as tensões que impactam seu potencial? Confira as dicas a seguir!

Use a meditação como ferramenta de gestão emocional

A meditação, quando incorporada como prática frequente, pode trazer diversos benefícios à saúde. Tenha em mente, porém, que os resultados não serão obtidos de imediato.
É preciso ter paciência e consistência, além de flexibilidade para se permitir errar. A nossa mente está sempre repleta de pensamentos e é difícil esvaziá-la completamente. Experimente começar com sessões curtas, de 5 ou 10 minutos.
Existem vários aplicativos de meditação guiada em que se pode filtrar a prática de acordo com suas necessidades. Alívio de ansiedade, ajuda para dormir e lidar com estresse são algumas das opções. Escolha a que for melhor para você no momento e relaxe!

Encontre seu canal de expressão emocional

Entre reuniões extensas, prazos e a correria do dia a dia, a rotina se torna muito agitada. Muitas vezes, sentimos raiva e frustração ao longo do dia e acabamos guardando esses sentimentos, que podem voltar de forma explosiva posteriormente.

Para resolver (e evitar) que isso aconteça, encontre um canal de expressão que seja o melhor refúgio para você. Algumas pessoas gostam de escrever, outras de ler, correr, pintar, desenhar, entre outros. As opções são quase infinitas!

Talvez você precise experimentar mais de uma até encontrar a que mais lhe agrade. As técnicas de gestão emocional precisam ser testadas para que se encaixem à nossa realidade. Autoconhecimento e paciência são requisitos chave na busca por inteligência emocional.

Foque, sobretudo, em problemas a curto prazo

Quando pensamos em tudo que precisa ser feito nos próximos meses, a ansiedade tende a nos paralisar. Precisamos entender que nos desesperar com uma situação não vai resolvê-la e pode obscurecer os pensamentos, impedindo um planejamento adequado.

Pense no seu futuro imediato, no dia de amanhã, na semana que está para começar. Reflita sobre o que precisa ser feito, organize uma lista de prioridades e não esqueça de incluir você mesmo nela! Como você quer se sentir nos próximos dias? O que deseja realizar? 

Se preferir, coloque tudo em um papel para que seus planos fiquem mais palpáveis. Definir metas fáceis e enriquecedoras pode ajudar a manter a motivação em alta. Seja gentil consigo mesmo e não se cobre tanto!Ao incorporar esses novos hábitos, você vai se tornar uma pessoa mais disposta e menos impulsiva. As práticas de gerenciamento emocional podem ter um grande impacto na sua qualidade de vida, além de alavancar sua vida profissional.

Afinal, um bom profissional não é apenas aquele com as melhores qualificações ou com mais metas alcançadas, mas também aquele que lida melhor com situações difíceis. 

Gostou das dicas? Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram e fique por dentro de conteúdos novos!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!