Antigamente, os profissionais buscavam um emprego focados principalmente em garantir a sua renda e sustentar a si mesmos e suas famílias. No entanto, nos últimos anos, essa mentalidade tem mudado. Cada vez mais, os profissionais estão buscando algo que vai além de um salário. Eles estão buscando reconhecimento, propósito, desenvolvimento profissional e um ambiente de trabalho saudável.
É aí que entra o salário emocional! Este é o conjunto de benefícios não monetários que os funcionários recebem no trabalho, como oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, onde os colaboradores querem sentir que estão aprendendo e crescendo em seus empregos. Eles querem ter a oportunidade de desenvolver novas habilidades e conhecimentos, e de assumir novos desafios.
O salário emocional também consiste em estar em um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, onde as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e apoiadas. Assim, sentir que fazem parte de uma equipe e que seu trabalho é importante e, também, serem reconhecidos por suas conquistas e contribuições para a empresa, sabendo que seu trabalho está fazendo a diferença.
A pesquisadora do tema, Marisa Elizundia, especialista em recursos humanos e citada em vários artigos, pesquisou e criou uma ferramenta online que chama-se ESB (sigla em inglês) que significa Barômetro do Salário Emocional, para avaliar este tipo de salário, https://emotional-salary.com/emotional-salary.com/. Segundo ela, 10 são os pontos cruciais relativos ao salário emocional: a autonomia, a criatividade, o pertencimento, o plano de carreira, o prazer, o domínio da função, a inspiração, o crescimento pessoal, o crescimento profissional e o propósito.
Além disso, ter tempo para priorizar a família e amigos, praticar hobbies e se dedicar aos interesses pessoais é uma das razões por, atualmente, as pessoas buscarem cada vez mais locais de trabalho que lhes ofereçam o salário emocional, pois todas essas importantes partes da vida vêm no pacote!
Isso tudo traz a sensação de que seus empregos têm um significado maior, saber que estão contribuindo para algo importante e que seu trabalho está fazendo o mundo um lugar melhor e que, ainda assim, eles conseguem focar em seu tempo pessoal.
As empresas que oferecem um bom salário emocional são mais propensas a atrair e reter talentos, aumentar a produtividade dos funcionários e criar um ambiente de trabalho mais positivo e engajado.
Se você é um profissional que busca em um emprego mais do que um pagamento, procure empresas que ofereçam um bom salário emocional. Você estará mais feliz e mais realizado em seu trabalho se você se sentir valorizado, respeitado e apoiado.
E se você é um empregador, invista em seus funcionários oferecendo um bom salário emocional. Você verá os resultados em termos de produtividade, retenção de talentos e satisfação dos funcionários.
O salário emocional é um investimento que vale a pena para todos!