Você já deve ter ouvido falar que, diversidade é bom em todos os sentidos. Esse termo está realmente adequado pois, seja qual for o “tipo” de diversidade, é sempre agregador ter discussões das mais diferentes opiniões e olhares possíveis.
Levando o termo “diversidade geracional” ao pé da letra, podemos dizer que nada mais é do que uma diversidade de pessoas com faixas etárias diferentes. A diversidade acolhe e entende a importância de reunir colaboradores de todas as classes sociais, idades, etnias, gêneros e tudo o que torna o individuo um cidadão dentro da formação de um espaço plural. Uma pesquisa da PWC apontou que 33% dos respondentes concordam que a diversidade é uma barreira no avanço das organizações.
Isso mostra que o Brasil ainda está caminhando para construir espaços mais plurais dentro das empresas e que é necessário promover ações afirmativas como fator gerador de sucesso.
Uma empresa moderna precisa ter diversidade geracional pois, permite trocas e aprendizados de diferentes olhares, tornando o ambiente profissional mais engajado e melhorando a convivência de diferentes gerações. A diversidade geracional é um impulsionador de inovação para as companhias, sendo que 85% das empresas acreditam nessa geração de novas ideias segundo uma pesquisa realizada pela Forbes.
Colocar pessoas de gerações distintas para trabalharem juntas gera muitos benefícios para todos e um exemplo legal de se destacar é que a geração X e Baby Boomers têm uma certa dificuldade de encontrar e disputar espaços no mercado de trabalho devido a sua idade e porque a tecnologia para eles, ainda não é algo tão simples de se lidar. Então para esse grupo em contato com as gerações Y e Z, que nasceram na era tecnológica, é proporcionada a oportunidade de aprendizado mútuo. As pessoas das gerações X e Baby Boomers aprendem a utilizar melhor a tecnologia e os mais novos das gerações Y e Z aprendem com a experiência e bagagem dessas pessoas que possuem visão de diferentes perspectivas.
A diversidade geracional também pode ajudar a alavancar o seu negócio. “Um estudo realizado pela McKinsey & Company, revelou que ambientes profissionais com vários perfis é capaz de gerar mais valor, desempenho e lucratividade para as empresas.”
Viu só! Vale a pena implementar ações que tragam esses talentos plurais para a sua empresa, porque afinal esta é uma via de mão dupla, onde todos se beneficiam.
Trabalho Presencial: O retorno ao modelo presencial pode diminuir a produtividade?
A discussão sobre o retorno ao trabalho presencial vem ganhando cada vez mais espaço à medida que as empresas reavaliam suas estruturas