Montar uma equipe de vendas de alta performance é um processo que exige muita atenção e planejamento. É preciso conhecer os seus clientes, decidir as qualificações necessárias para os funcionários do time e possivelmente investir em treinamentos.
Quer saber como montar uma equipe de vendas de forma adequada e garantir o sucesso da sua empresa? Confira as dicas a seguir!
Conheça o seu público
Hoje, para uma empresa ter um crescimento sustentável, ela deve ter uma boa ferramenta de análise de dados sobre o mercado e seus clientes, como um CRM (customer relationship management). As informações detalhadas facilitam o direcionamento das ações e a definição dos investimentos da sua empresa. Para definir o perfil do seu cliente, algumas questões precisam ser consideradas.
O porte das empresas ou clientes diretos, que se relacionam com a sua companhia, quem compra os seus produtos, onde estão os seus clientes, etc. são questões a serem analisadas.
Quando se tem um perfil definido, você tem uma ideia mais concreta em relação ao número de pessoas necessárias na sua equipe de vendas, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil atender às suas necessidades sem gerar sobrecarga.
Defina bem o seu processo de vendas
Antes mesmo de montar a equipe de vendas, defina como será o seu processo, desde a captação de clientes ou atendimento, até a entrega do produto, seja ele físico ou algum tipo de serviço e também o atendimento pós-venda.
Por exemplo: você deve definir como será realizado o contato com o seu cliente e quais as competências técnicas e comportamentais o seu funcionário deverá apresentar para atender a este cliente da melhor forma possível.
Alguns negócios mais específicos necessitam de uma qualificação mais diferenciada, neste caso, normalmente o processo de vendas é mais demorado e é desenvolvido ao longo de meses. Assim, para este perfil de negócio, você deve selecionar funcionários que saibam analisar dados e acompanhá-los ao longo do tempo, tirando o melhor das informações.
A forma com que os clientes serão abordados também precisa fazer parte do planejamento. Além disso, é importante pensar nas estratégias usadas para o fechamento da venda, como oferecimento de uma prestação de serviço diferenciada ou em vendas diretas um desconto, se necessário, e o planejamento do follow-up.
Defina um líder para sua equipe de vendas
Para que a sua equipe de vendas seja bem estruturada, é preciso definir um líder. Escolha um profissional qualificado tanto em competências técnicas como em soft skills.
O líder precisa ter boa comunicação para saber conduzir bem o time. Esse profissional será responsável por delegar tarefas e gerenciar o progresso dos resultados.
Invista em treinamentos
Realizar treinamento de vendas com a sua equipe é fundamental para atingir bons resultados. A capacitação traz mais dinâmica para o trabalho dos vendedores e consultores, além de trazer benefícios para a carreira dos funcionários.
O treinamento de vendas pode ser semanal ou mensal, tudo vai depender das necessidades da sua empresa. O líder da equipe deve ficar de olho em quais pontos devem ser trabalhados durante o treinamento para garantir uma melhor performance do time.
Faça reuniões com frequência
A comunicação é fundamental para que qualquer equipe funcione bem. Por isso, recomenda-se fazer reuniões periódicas.
O contato constante permite fazer um mapeamento do progresso e de identificar pontos a serem melhorados. Além disso, uma equipe de vendas que se comunica com frequência cria a sensação de pertencimento para os colaboradores. Esta sensação motiva e engaja.
As reuniões também são o momento de dar feedbacks para os vendedores e ouvir suas reclamações e propostas de melhoria.
Na hora de montar a sua equipe de vendas, pense nas qualificações que o time precisará ter e quem será o líder do grupo. Após estruturar todo o planejamento inicial, continue investindo em treinamento de vendas e faça reuniões periodicamente. Assim, você poderá acompanhar o progresso das vendas e evitar futuros problemas.
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