Comunicação interna: descubra sua importância para as empresas

Entre tantas estratégias importantes para o negócio, não há dúvidas de que a comunicação interna se destaca. Ela é a grande responsável por alinhar valores e metas da empresa com o trabalho dos colaboradores.
Por isso, é indispensável um bom planejamento para mantê-la e executá-la. Assim, seus benefícios serão percebidos no dia a dia e muitas consequências negativas serão evitadas.
Deseja se aprofundar neste assunto? Continue a leitura deste artigo e descubra como aplicar esse conceito na prática e de forma eficiente.


Quais são as vantagens da comunicação interna?

Seja qual for a área de atuação ou o tamanho da empresa, as ações de comunicação interna agregam inúmeras vantagens. Veja as principais!


Bom desempenho da equipe


Uma equipe alinhada potencializa seu desempenho. Assim, além de atingir os objetivos da empresa, ela trabalha com mais motivação e engajamento, gerando excelentes resultados.


Mais agilidade nos processos


Quando os colaboradores estão atualizados acerca dos procedimentos que envolvem suas funções, tendem a executá-los com mais agilidade. Isso contribui para a tomada assertiva de decisões e para a integração com outros setores.


Melhoria no ambiente de trabalho


A comunicação interna ainda permite que o ambiente de trabalho fique cada vez melhor. Uma vez que as mensagens e demandas são transmitidas com transparência, é possível evitar conflitos entre a equipe.


O que acontece quando ela não é efetiva?


Quando uma organização não se preocupa em estabelecer uma comunicação interna com seus colaboradores, se expõe a diversos problemas. Veja alguns deles!


Ruídos na comunicação


Sem uma troca de ideias e experiências frequentes, nem tudo é bem interpretado. Esses ruídos fazem com que informações erradas circulem pela empresa e afetem os processos internos.


Perda de credibilidade


Se a organização não se preocupa em evitar esses ruídos, automaticamente perde sua credibilidade entre os funcionários. Eles não saberão em quem confiar e se sentirão inseguros para fazer seu trabalho.


Queda de produtividade


E sem ânimo suficiente para prosseguir com suas responsabilidades, a produtividade cai drasticamente. O que pode gerar prejuízos financeiros para a empresa, além de prejudicar o desenvolvimento profissional da equipe.


Como executá-la da maneira certa?


A comunicação interna pode ser aplicada na prática de diversas maneiras. É possível, por exemplo, usar um portal intranet para divulgar notícias e comunicados online, e ampliar a visibilidade deste conteúdo.
Além disso, fazer reuniões constantes com equipes e setores é muito importante para colher e dar feedback. As redes sociais corporativas, por sua vez, podem favorecer a integração e a aproximação dos colaboradores.
Por fim, vale pensar em eventos internos e datas comemorativas que ajudem na promoção do bem-estar e da qualidade de vida na empresa. Isso refletirá de forma muito positiva no clima organizacional e servirá como incentivo para que os colaboradores se mantenham engajados.
Conseguiu visualizar por que a comunicação interna é tão importante dentro de uma empresa? Agora, você pode iniciar a investigação a respeito dos problemas de comunicação que você tem em seu local de trabalho e começar a desenvolver seu plano de ação para eliminá-los de vez.
Sabe o que mais pode ajudar nesta mudança? O trabalho em equipe! Aproveite e aprenda também como motivá-lo no ambiente corporativo.

Mais para explorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora o nosso novo ebook!