O TERMO BRAINSTORM E SUA UTILIZAÇÃO

Você já deve ter ouvido falar ou lido sobre a expressão “Brainstorm”, ou tempestade cerebral em tradução literal. Mas você sabe o que é? Como usar? E quando usar? Nesse texto vamos explicar para você um pouco dessa dinâmica chamada brainstorm.

O QUE É BRAINSTORM

Criada pelo publicitário americano Alex Osborn, brainstorm pode ser entendido como uma tempestade de ideias. É uma dinâmica em grupo que pode ser usada em qualquer situação da vida, seja no trabalho, no ambiente acadêmico, pessoal etc.

Como o nome sugere, brainstorm é uma forma de encontrar ideias e soluções para diversas situações. Parte do princípio de uma reunião com um grupo de pessoas que precisam encontrar novas maneiras de superar obstáculos ou gerar novas invenções e ideias para as mais diversas situações.

COMO USAR

O método consiste em que os integrantes do grupo participem com qualquer ideia para o assunto com a intenção de que todas as ideias apresentadas na reunião sejam anotadas para análises.

É necessário um integrante para ser o líder e guiar a linha de pensamento da reunião, outro integrante para anotar todas as ideias e ir organizando da melhor maneira possível e os demais integrantes do grupo apresentando ideias. Para conseguir aproveitar o máximo possível dessa técnica, é recomendado que seja feita por um grupo entre 4 e 10 pessoas.

O grupo deve ser informado sobre a reunião em um período de até 48h de antecedência, fazendo com que cada integrante do grupo possa ampliar seu repertório sobre o assunto e ter mais conteúdo para se desdobrar sobre o tema.

Não é realizado nenhum julgamento, críticas, debates e descarte das ideias, dessa forma, nenhum integrante do grupo se sente desvalorizado, extraindo o melhor que cada um pode oferecer.

É mais produtivo que cada membro explore seus pensamentos e pontos de vista para criar soluções, podendo, ao decorrer do processo, adaptar e se inspirar em outras ideias já mencionadas na reunião.

ALGUMAS TÉCNICAS QUE AUXILIAM NO BRAINSTORM:

“Mind Map” (mapa mental): Esse conceito consiste em uma ideia ou tema central que serve para associações de conceitos, ideias, desenhos e imagem que se mantenham dentro do tema estabelecido, criando uma espécie de mapa ou árvores de ideias.

Brainstorm Reverso: Baseia-se em criar formas de impedir que uma solução seja encontrada, assim, deixando menor o nicho de possibilidades para superar o obstáculo e facilitando a visualização de possíveis soluções a partir do ponto que não foi possível criar uma barreira para isso. É recomendado utilizar essa técnica quando o grupo entra em um bloqueio criativo.

Pensamento Lateral: Essa técnica talvez seja a mais complicada de ser entendida e utilizada. Ela serve para olhar o problema de outra forma, não de frente, mas sim de lado, descartando o óbvio e buscando soluções de fora. Por exemplo: matérias similares que podem servir de fonte de inspiração para novas maneiras de encarar o problema e encontrar soluções e analogias com outros temas que podem sair um pouco do foco do projeto.

QUANDO USAR

Como já mencionado, o brainstorm não é apenas utilizado para fins trabalhistas, ele pode ser utilizado em ambientes acadêmicos e até pessoais. Entretanto, como aqui temos como foco o tema empresarial, vamos abordar mais sobre quando utilizar essa dinâmica no ambiente de trabalho.

A técnica do brainstorm pode ser usada em situações de crise ou problemáticas, as quais exigem soluções criativas que precisam sair do “padrão”, ou para desenvolver novas ideias e projetos dentro da empresa a partir de uma chuva de informações.

Também pode ser utilizado apenas para juntar informações sobre determinadas situações e estimular a capacidade criativa dos integrantes da equipe.  

Pode ser utilizada por qualquer um a qualquer momento e não possui divisão hierárquica, sendo que todos podem contribuir com ideias em prol de um único objetivo.

Mais para explorar

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora o nosso novo ebook!