Nosso cérebro leva apenas 2 segundos para formar uma primeira impressão sobre alguém e 4 minutos para completar essa ideia. Parece loucura, mas isto foi comprovado em um estudo feito por Bert Decker, especialista em comunicação e autor de best sellers sobre o tema.
Para formar a primeira impressão em tão pouco tempo, uma das ferramentas que o cérebro geralmente recorre, é o visual. Portanto, a maneira como você se veste e se comporta já diz muito – mas não é só isso!
Num mundo onde muitas pessoas possuem inúmeras capacidades, pode parecer complicado destacar habilidades e competências técnicas. Portanto, tão importante quanto “o que” você faz, é a “maneira” como você faz. Isto também deve ser explorado e mostrado ao mundo de forma autêntica. Isso é marca pessoal, e a estética é apenas um dos elementos que compõem essa estratégia.
Em 2014, no Congresso Anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, pesquisas apresentadas afirmaram que a primeira impressão formada se fixa tão fortemente que até mesmo fatos posteriores podem não ser suficientes para reverter uma ideia já preconcebida. Por isso, é essencial garantir que desde o primeiro momento você já cause a impressão que deseja.
Marketing nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias para entender e entregar o que um público ou mercado esperam. O marketing pessoal acontece da mesma maneira, porém o “produto” é você e o “serviço” são suas habilidades e competências. Mas, como entender o que o mercado espera e então expor em sua marca pessoal? Veja algumas dicas:
ENTENDA O SEU PRODUTO
Quais são suas principais habilidades? Onde você espera chegar? Quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Quais são os seus diferenciais?
São perguntas importantes a se fazer, para entender melhor sobre si mesmo e identificar o que você quer colocar no mundo. Se ficar difícil encontrar essas respostas, um mentor de carreira poderá orientá-lo, assim como poderá ser válido realizar treinamentos voltados para o autoconhecimento.
ESTUDE O MERCADO E A CONCORRÊNCIA
Isso pode ser feito via Linkedin, pesquisas em sites de emprego, conversas com colegas de trabalho ou eventos para networking. Você está inserido no mercado que deseja atuar? Conhece pessoas ou portas de entrada? Quais são as competências que seu mercado foco espera de um bom profissional? Que cursos ou bases técnicas são solicitados para essas vagas? Essas são algumas perguntas que te ajudarão a lapidar seu currículo e caminhar nas direções ideais.
SAIBA SEU PREÇO
Jamais se subestime! Conheça bem o seu valor agregado e o aprimore sempre, investindo em cursos, leituras, consumindo informações sobre o território e carreira em que deseja atuar (ou crescer). Mantenha-se sempre em expansão.
ESTEJA PRONTO PARA SUA PROMOÇÃO
Ao entender os pontos anteriores, o momento de se promover no mercado se torna natural e pode ser feito de diferentes maneiras. O LinkedIn é uma ótima ferramenta de autopromoção, mantenha-se conectado e atualizado, marque presença publicando ideias e conteúdos relevantes. Estimule seu networking dentro e fora das redes, converse sobre suas competências e seus objetivos com pessoas chave. Participe de eventos. Mantenha-se em contato com profissionais do seu nicho e procure ser “interessante” ao invés de “interesseiro” – ou seja, não puxe assunto somente quando precisar de uma vaga, ok?
Os tópicos acima transferem os famosos 4Ps – Produto, Praça, Preço e Promoção – para o marketing pessoal. Mas, como citado no início, sua imagem visual é apenas um dos elementos chave para a execução desta estratégia, porém outros pontos também são indispensáveis, como:
COMUNICAÇÃO VERBAL
A sua fala precisa estar de acordo com a mensagem que espera transmitir e com o público que deseja alcançar. Além disso, sempre preste atenção à forma correta de falar e escrever, seja no português ou em outros idiomas – isso afeta diretamente seu nível de credibilidade.
LINGUAGEM CORPORAL
A maneira que você se porta, como gesticula e até mesmo a forma de olhar para alguém enquanto conversa, diz muito sobre você e seu nível de interesse nos assuntos. Invista em estudos sobre esse tema e entregue sua melhor performance!
REDES SOCIAIS
Seus conteúdos publicados estão de acordo com o que você espera que o mercado veja de você? Para a sua imagem digital, os assuntos e a maneira que você publica, também são fatores muito importantes.
LIDERANÇA E GERENCIAMENTO DE TEMPO
Você é pontual em seus compromissos e entregas? Consegue gerenciar as próprias demandas?
Uma boa autogestão é crucial para liderar muito bem seus projetos e até equipes. Invista em cursos e treinamentos de liderança, gestão de pessoas e comunicação. Jamais pare de estudar e se desenvolver!
Com tudo isso, entendemos que o marketing pessoal é necessário não só para quem está iniciando sua carreira, mas também para quem quer alcançar novos patamares ou manter seu status profissional. Sua imagem – física, virtual e intelectual – é seu cartão de visitas mais importante, então cuide muito bem dela!