A geração que sonhou alto com um futuro brilhante se choca com o teto de vidro do burnout. Expectativas não atendidas, alta carga de trabalho e falta de oportunidades alimentam a frustração dos millennials (nascidos entre 1984 a 1995), que se sentem esgotados e questionam o papel do trabalho em suas vidas.
Mais da metade (52%) dos millennials sofre de burnout, resultado de expectativas frustradas, alta carga de trabalho e falta de reconhecimento. No Brasil, o número é ainda maior: 62%. As angústias vão além do trabalho, incluindo finanças do dia a dia (49%), futuro financeiro (53%), família (43%), saúde da família (54%) e saúde mental própria (53%).
Diferente das gerações anteriores, os millennials questionam o modelo tradicional de trabalho e buscam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Valorizam a flexibilidade, como modelos remoto e híbrido, que proporcionam tempo para família, amigos e até impulsionam a produtividade.
A frustração dos millennials é um reflexo de um mercado de trabalho em constante mudança. As empresas que se adaptarem às novas demandas e expectativas dessa geração serão as que prosperarão no futuro.
No caso de colaboradores, é importante definir limites, cuidar da saúde mental e buscar ajuda, caso se sinta sobrecarregado e procurar um profissional.
Na questão das empresas, é necessário oferecer um ambiente de trabalho flexível, implementar políticas de saúde mental e bem-estar, investir em desenvolvimento profissional, oferecer aos colaboradores oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional.
Além disso, criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo que incentive a comunicação aberta e honesta entre os colaboradores e reconhecer e recompensar o bom trabalho.
A geração Millenials, junto com a nova Geração Z, desejam flexibilidade, políticas de saúde mental, oportunidades de desenvolvimento e progressão na carreira. As empresas que desejam atrair e reter esses talentos precisam criar um ambiente de confiança, segurança psicológica e incentivar a mobilidade interna.
#carreira #sucesso #empreendedorismo #motivação #liderança #negocios #foco #determinação #oportunidade #business #trabalho #crescimento #geracaodevalor #negócios #desenvolvimentopessoal #fabricadementes #motivacao #inspiracao