IMPORTÂNCIA DE UMA REDE SOCIAL ATIVA

Alguma vez você já foi comprar algo ou contratar um serviço de uma empresa, e desistiu após não a encontrar nas redes sociais, ou encontrá-la com um perfil para lá de estranho?

Difícil imaginar esse cenário, não é? Hoje, as redes sociais se tornaram uma ferramenta fundamental para o cotidiano das pessoas e, portanto, de todas as empresas também. Mas isso acontece mais do que a gente imagina e queremos te ajudar para que você não esteja do outro lado da moeda.

Todas as marcas de sucesso possuem uma rede social ativa e nutrida de conteúdo, desta forma, mantêm um bom relacionamento com o cliente, o que impulsiona o crescimento e desenvolvimento da marca. Essas marcas parecem que estão presentes em todos os lugares e, principalmente, no imaginário de seus clientes a todo momento. Fazem parecer simples ter todo esse controle, mas será que é tão simples assim? Pensando nisso, nós, da Move2Up, reunimos algumas dicas para te ajudar a manter sua rede social ativa e saudável.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

A internet trouxe a imagem de que o mundo não é mais tão grande, tudo parece mais próximo e de fácil acesso e, junto com isso, surgiram as redes sociais, que aos poucos se tornaram os principais meio de conexões no mundo, atingindo a níveis surreais e trazendo desdobramentos para todas as esferas da sociedade.

Dentro das mídias sociais, empresas conseguem realizar contatos com mais facilidade e rapidez diretamente com seu cliente, o que trouxe a necessidade de criar um vínculo maior e mais transparente com o público.

Com essa nova configuração das relações, as empresas tiveram que se adaptar aos novos ambientes e se manter ativas. Hoje, é básico de toda empresa definir ao menos um dos seguintes tópicos: missão, visão e valores. Entretanto, nas décadas de 90 e 2000, não era tão fácil ver se a marca realmente fazia aquilo que transmitia, mas agora com a grande exposição das redes sociais, as marcas têm que seguir o seu posicionamento e mostrar isto aos clientes.

Quando uma marca consegue credibilizar sua imagem através das redes, o público passa a vê-la com bons olhos, o que cria um vínculo mais forte com seu cliente, podendo criar até uma relação de fidelidade, o que traz inúmeros benefícios.

Manter as redes ativas ajuda em diversas situações como prospecção de novos clientes, aumentar o alcance da sua marca, o engajamento etc. Trazendo apenas benefícios para qualquer empresa.

TODA REDE IMPORTA?

Sabemos que é difícil estar em todos os lugares, especialmente ao mesmo tempo, por isso, o mais importante é priorizar as redes que te trazem mais benefícios em campanhas publicitárias e rendam mais vendas de seu produto ou serviço.

Empresas que são mais jovens e que precisam manter uma imagem descontraída utilizam mais as redes como Twitter e Instagram para propagar sua imagem, já as marcas mais sérias e voltadas para o mercado corporativo utilizam o LinkedIn para credibilizar sua imagem. Por fim, toda marca deve ter ao menos um perfil na maior rede do mundo, o Facebook.

Tente identificar onde seus clientes estão. Para isso, faça pesquisas, veja qual rede está te dando mais engajamento e foque neste perfil.

Nem toda rede irá beneficiar seu negócio, mas estar presente pode melhorar a imagem da sua marca no mercado.

COMO MANTER SUA REDE ATIVA?

Manter uma rede ativa não é tarefa fácil, é necessária toda uma equipe que entenda o que a marca acredita e como ela deseja manter sua imagem e relação com o cliente.

O recomendado é que a equipe de redes sociais seja composta por indivíduos criativos e heavy users de redes sociais, ou seja, pessoas inteiradas sobre tudo que está acontecendo nas redes. Assim, a equipe conseguirá manter a marca a par de todas as situações que são fora de seu controle, e conseguirá explorar as oportunidades pontuais com mais eficiência.

Para conseguir manter suas redes ativas é necessário sempre estar nutrindo-a com diferentes conteúdos, como post, interações, campanhas etc. Sempre se adequando ao momento e aproveitando as oportunidades de realizar ações que tragam visibilidade positiva para marca, como datas comemorativas.

Uma sugestão é manter a atualização de posts periódica, com cores e até mesmo uma linguagem que lembre a identidade da sua marca, por exemplo, utilizando slogans.

Além disso, um exercício legal é criar uma persona para suas redes, tentando humanizar e estreitar ainda mais os laços com os clientes. Essas personas serão a representação do logo de sua marca nas redes – quase como a ideia de mascote. É necessário que essa figura da marca siga tudo que a marca transmite e mostre aos seus seguidores como seria uma versão humana da sua empresa.

Em alguns casos, essas figuras são tão avançadas que podem, inclusive, serem utilizadas como a interação da marca no metaverso (saiba mais sobre o metaverso nesta publicação), como é o caso da Lu, do Magalu figura da Magazine Luiza.

Por último, caso você esteja realmente querendo investir no crescimento que as redes sociais podem te proporcionar, já existem diversas métricas e ferramentas que você pode utilizar para impulsionar seus conteúdos nas redes e deixá-los em destaque para mais pessoas visualizarem-nos, como o Facebook Ads, Instagram Ads e mesmo o Google Ads.

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