COMO CRIAR ESTRATÉGIAS INOVADORAS E CONFIÁVEIS

Atualmente, já existe um pouco de tudo no mundo, então ser criativo e inovador está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua. Para conseguir criar, pensar e montar novas estratégias que sejam eficientes com seu público não basta apenas ter boas ideias, requer muitas análises, estudos de probabilidade, repertório e claro, a boa e indispensável mente criativa.

Toda empresa possui dados do seu consumidor, como produto favorito, classe social, período de compra, entre outros, mas estas informações podem ser desperdiçadas para quem ainda não utiliza nenhuma forma ou meio efetivo de análise de dados.

Para te auxiliar neste processo de aproveitamento de dados, existem diversas opções de softwares que trazem informações mais precisas e uma visão mais assertiva sobre o histórico de consumo, tendência de mercado, posicionamento do público etc., facilitando a maneira que visualizamos as oportunidades ao redor.

Independente do mercado, existe uma tendência padrão do seu cliente como: consumo, período de compra, perfil, entre outros. Assim, ao identificar alguns desses padrões, torna-se mais fácil a tarefa de aproveitar as oportunidades quando se sabe as possibilidades do trajeto a seguir.

É possível e até recomendável realizar uma análise dos dados gerais, inclusive concorrentes, pois possibilita entender o posicionamento do público com cada marca presente em seu mercado. Com todas estas informações, criar uma nova estratégia pode se tornar uma tarefa mais fácil e eficiente, seja em vendas, divulgação, engajamento etc.

FORMAR UM TIME DE ESTRATÉGIA

Não é qualquer colaborador que tem conhecimento sobre análise dos dados, muito menos que sabe utilizar plataformas que auxiliam ainda mais nesta função. Por isso, é fundamental que, ao iniciar um projeto com intuito de analisar o mercado ou consumidor, a empresa tenha um profissional experiente que saiba realizar análises profundas e relevantes. Hoje, as grandes empresas investem muito nesta área, com equipes de BI (Business Intelligence) que estudam e analisam todas estas informações. Mas, as empresas de médio e pequeno porte também podem se diferenciar utilizando plataformas que estão aí para facilitar esta função.

E assim como a maior parte dos setores dentro de uma empresa, é recomendável não concentrar todo trabalho em apenas uma pessoa, podendo ter pelo menos grupos com no mínimo 3 pessoas, para que possam criar estratégias em conjuntos e visualizar oportunidades que provavelmente apenas uma pessoa não conseguiria, pois quando se trabalha em um time é mais fácil ter uma visão ampla do assunto, devido a cada integrante ter sua forma de interpretar os dados e situações.

Dinâmicas como o Brainstorm, Brain writing, bulls eye etc, realizadas em grupo, são interessantes para conseguir ter um bom desenvolvimento de estratégias.

COMO FAZER UMA ANÁLISE DOS DADOS?

Atualmente, existem diversos tipos de análises de dados, entretanto, os 4 mais famosos são as análises: descritiva, preditiva, prescritiva e diagnóstica. Segue um breve resumo sobre cada uma delas para contextualizar.

Análise descritiva: Leitura dos dados em tempo real. Normalmente visto em relatórios semanais, essa análise é feita para descrever a situação atual, possibilitando a oportunidade de criar estratégias simples e precisas para o momento.

Análise preditiva: Este tipo de análise é usado para estudar o passado e encontrar um padrão, dessa forma, tornando mais fácil prever possíveis eventos que possam vir a ocorrer.

Análise prescritiva: Quando já possui um padrão identificado, esta análise auxilia no momento de reconhecer as melhores estratégias e decisões a serem tomadas para sua empresa. 

Análise diagnóstica: A partir de uma ampla análise de dados, este modelo funciona com probabilidades para encontrar tendências corriqueiras do mercado. Essa análise é a mais longa de ser feita, porém pode ser a mais efetiva por ser a mais completa.

OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS

As oportunidades estão por todos os lados, basta conseguir enxergá-las, entretanto, para aproveitar da melhor forma é necessária uma estratégia que realmente possa ser efetiva, para evitar desperdiçar uma boa chance.

Por isso, as análises têm se tornado tão importantes, para não correr o risco de perder mais nada, pois cada segundo é de extrema importância para uma empresa e cada minuto perdido pode significar perda de centenas, dezenas e até milhares de oportunidades que podem nunca mais voltar.

Esteja preparado, estude e analise seu mercado e, dessa forma, talvez se torne mais fácil aproveitar todo potencial que está ao seu alcance.

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!