ChatGPT: a Inteligência Artificial veio pra ajudar ou para substituir?

Criado pela empresa OpenAI, o ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial e que aprimora recursos de assistentes virtuais focados e preparados principalmente para lidar com textos. O algoritmo promete ser criativo e capaz de desenvolver textos nas mais variadas formas e isso quer dizer que esse artigo que você está lendo por exemplo, poderia ter sido escrito pela inteligência artificial da vez.

É bom ficar de olho! Todo avanço tecnológico causa mudanças nas formas de trabalho, nas relações, e na vida como um todo, e foi assim que o Google identificou a sua nova concorrente e tratou de ligar o “código vermelho” que resultou na criação do “Bard”, a resposta para o ChatGPT.

O Bard foi lançado em 6 de fevereiro deste ano, mas ainda está em fase teste e até o momento é limitado a um grupo de pessoas. “O Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. Ele se baseia em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade.” Disse Sandar Pichai, CEO do Google que descreveu exatamente o que a nova ferramenta é capaz de fazer.

É natural que criações como essa tragam reflexões, preocupações e até mesmo uma certa ansiedade. A conversa sobre robôs e inteligências artificiais resultando em demissões de trabalhos braçais e substituindo pessoas, já é antiga. São diversas as opiniões sobre empregos e tecnologia. Uma pesquisa realizada pela Insider apontou algumas profissões que podem ser substituídas pelo ChatGPT:

  • Programador
  • Analista de dados
  • Criador de código
  • Redator
  • Publicitário
  • Criador de conteúdo
  • Assistente de direito
  • Trader
  • Consultor financeiro

E ainda existem mais, a lista não é pequena, mas vale ressaltar que a tecnologia não se compara a inteligência humana pois, as IA’s não oferecem empatia, um olhar além do racional e sempre precisarão de um ser humano para criá-las, aprimorá-las e fazer reparos quando necessário. A sacada da vez é fazer bom uso desse tipo de tecnologia e utilizá-la como auxílio e forma de otimizar o trabalho, tornando-o menos cansativo e mais simples de executar.

A tecnologia definitivamente é nossa aliada e quem tem acesso deve usar para causar um impacto positivo no mundo e transformar vidas!

Mais para explorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora o nosso novo ebook!