A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO

Integrar um novo profissional na equipe não é uma tarefa fácil. Muitas vezes as pessoas podem se sentir deslocadas e perdidas quando estão dando um novo passo em suas trajetórias profissionais, o que pode acarretar alguns prejuízos para a empresa e para o funcionário. Mas, para todo problema, existe uma solução!

Neste texto, vamos explicar um pouco mais sobre uma interessante prática no mercado de trabalho que pode nos ajudar a resolver essa questão e ainda melhorar a imagem da empresa: trata-se da integração social e profissional, o chamado onboarding.

Onboarding é, de maneira resumida, todo processo de integração de um novo funcionário, desde sua cultura, organização até adaptação com a equipe e a maneira de realizar o trabalho. A função principal dessa prática é criar um relacionamento duradouro entre as partes.

A maneira de integração tem mudado bastante nos últimos anos, principalmente nos tempos de isolamento social. Agora com a volta aos escritórios com esquemas presenciais e híbridos, precisamos nos adaptar na forma que realizamos o onboarding de um novo membro.

Um funcionário que consiga se encaixar rapidamente na rotina de trabalho e na equipe pode trazer diversos benefícios como: melhor rendimento, maior engajamento interno, criando um vínculo forte com a empresa. Por isso, decidimos apresentar algumas dicas que possam te ajudar com isso:

PONTOS IMPORTANTES PARA UMA BOM ONBOARDING

Contratação: O processo de contratação é o início de uma integração de um novo funcionário, e é necessário ser claro sobre os objetivos, expectativas e visão da empresa desde o primeiro momento, para que no futuro não ocorra nenhuma desavença entre as partes.

Introdução: O primeiro contato dentro da empresa é sempre a parte mais delicada a ser feita. Como em um livro, os primeiros capítulos devem ser os mais interessantes para que o leitor não perca o interesse – o mesmo pode ser observado para a introdução de um novo funcionário. Apresentar a empresa e o que será realizado de uma maneira descontraída, que faça o funcionário se sentir atraído e ansioso para estar naquele local, fazendo parte do time. É uma boa ideia para começar a criar um vínculo forte.

Evento: A realização de um evento de integração é uma ótima experiência para que o novo funcionário consiga se adaptar e conhecer o novo ambiente, além de poder causar uma sensação de pertencimento ao novo integrante por ter um evento especialmente organizado para sua chegada. Isso mostra que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

Colegas: Há várias empresas que já estão utilizando um projeto onboarding para novos funcionários. O objetivo é incentivar a troca interpessoal entre o novo funcionário e um mais antigo, com o objetivo de criar um clima amistoso, trocando experiências de vida de forma mais informal. Um funcionário que seja carismático e com boas interações sociais pode ajudar a trazer tranquilidade ao novo contratado.

Materiais: A existência de materiais de treinamento pode ajudar na adaptação do funcionário ao seu novo time. Desta forma, ele conseguirá entender sua função e como deverá ser realizada com mais facilidade. O auxílio de um colega ou da equipe alinhado ao treinamento é fundamental para construir uma boa relação com o time.

Regras: A transparência é fundamental para uma boa introdução. Em toda empresa existem regras, e é sempre necessário deixar o novo funcionário a par do que pode e não pode ser realizado no ambiente de trabalho para que no futuro não haja nenhum desconforto.

CRIAR VÍNCULOS

Para conseguir manter os talentos dentro da sua empresa e conseguir extrair o melhor deles é necessário criar uma relação saudável com seu funcionário. O processo de integração é apenas o primeiro passo para isso, e é sempre bom começar com o pé direito.

Um bom relacionamento com seu funcionário é essencial para estabelecer um vínculo duradouro, para isso, o processo de onboarding é tão importante quanto os benefícios da vaga, o cargo e a rotina diária de trabalho.

Resumindo, um funcionário que se sinta “em casa” logo de início, possivelmente, irá trazer resultados melhores para sua empresa, e ainda poderá divulgar a imagem de um lugar exemplar para trabalhar. 

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!