A geração Z se Preocupa com o Coletivo até na hora de Comprar!

Espero que você esteja preparado para essa nova geração… Eles estão anos luz à

frente do nosso tempo e você, certamente, já deve ter percebido.

Para começo de conversa, a Geração Z é composta pelos nascidos entre 1990 e 2010 e esse grupo nunca fez cursos de informática básica, porque já nasceram acessando a internet e por isso são reconhecidos como nativos digitais. Além disso, a Geração Z possui alto grau de individualismo, pois seu modo de interação social ocorre através das redes sociais, smartphones etc. Um dos lados muito positivos é de que esta geração tende a olhar amplamente para as questões sociais e ambientais do mundo.

E onde o consumo entra?

Bem aqui! Eles são extremamente exigentes e não se deslumbram facilmente porque, afinal, nasceram na era em que tudo está a um clique de distância. Uma pesquisa realizada pela Edelman apontou que, 73% dos jovens de 14 a 26 anos são ativistas na hora de comprar. Isso quer dizer que, a grande maioria da Geração Z se preocupa com o posicionamento e impacto das marcas à sua volta, e um grande fator decisivo na hora das compras é o alinhamento entre os seus valores e como a marca se posiciona. São jovens de muita personalidade e quando percebem que alguma marca que eles consomem errou, tratam logo de não comprar mais os produtos ou serviços daquela empresa e isso é levado muito a sério, como forma de mostrar às outras pessoas que o que a organização fez não foi legal influenciando-os também a não consumirem mais.

Mudanças climáticas, pobreza, racismo, qualidade de informação e desigualdade de gênero são alguns dos temas que essa geração se preocupa e baseiam suas ações, não só na hora de comprar produtos mas também em tudo o que consomem, sejam conteúdos, filmes, livros e etc. Uma outra pesquisa realizada nos Estados Unidos pela JWT revelou que 56% dos jovens compram roupas destinadas a outros gêneros e que para eles essa compra é muito pessoal e pode partir de interesses individuais. Também 70% dos respondentes acham que lugares públicos deveriam oferecer banheiros mistos, o que complementa a visão da Geração Z relacionada a gênero.

Esse olhar preocupado com questões sociais e ambientais acabam influenciando também, pessoas de outras gerações e se torna um fator muito importante de ser observado pelas organizações. O mais recomendável para a empresa é se posicionar para evitar “sair perdendo”. A geração Z quer se aliar às marcas que desejam fazer a diferença no mundo, construindo um lugar melhor com muito impacto positivo, empatia e mais equidade social. Portanto, temos muito a aprender com a geração Z, afinal, o futuro é agora!

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