O conceito de que um líder precisa se impor de maneira autoritária perante sua equipe está totalmente ultrapassado. Hoje em dia, fica cada vez mais clara a importância de que o líder precisa ser uma pessoa acessível e compreensiva para ocupar tal posição.
Por este motivo, manter o equilíbrio emocional é de suma importância, especialmente para direcionar os colaboradores e tomar decisões importantes para a gestão da empresa.
Mas diante de tantos impasses no dia a dia corporativo, como isso funciona e afeta o desempenho de um time? Veja mais sobre este assunto com a leitura deste artigo!
Como o equilíbrio emocional interfere no desempenho profissional?
O equilíbrio emocional se relaciona diretamente com a concepção de sucesso, especialmente na mente de profissionais que estão à frente de equipes.
Isso ocorre por causa da necessidade de se posicionar perante todas as demandas e conflitos presentes no ambiente corporativo.
No entanto, é importante mencionar que não basta ter conhecimentos técnicos para aplicar no trabalho. É indispensável que o profissional também esteja com a sua vida pessoal bem organizada.
Do contrário, fica mais complicado separar e conciliar suas preocupações e administrar suas emoções. E os resultados para a empresa e para o próprio líder não serão nada favoráveis.
O que acontece com a atuação do líder sem esse equilíbrio?
O líder, em primeiro lugar, é responsável por conduzir a resolução de conflitos interpessoais. Por isso, é muito importante ter as emoções sob controle para analisar situações de forma imparcial e saber ouvir os dois lados, até encontrar uma solução satisfatória.
Além disso, é essencial que ele saiba agir sob pressão, mas sem descontar na equipe a frustração, caso algum impasse ocorra. Com as emoções bem administradas, ele conseguirá definir objetivos claros e lidar com qualquer possível problema.
Também é importante reforçar que a figura de liderança é um exemplo para o time. Ele precisa se mostrar proativo, engajado e motivado, para conseguir envolver seus colaboradores no mesmo clima. E, somente uma postura equilibrada consegue passar essa mensagem.
Como desenvolver essa característica?
Caso você não identifique de imediato a inteligência emocional em um líder, é possível ajudar a desenvolvê-la. Mesmo que ele já demonstre essa característica, ela ainda deve se manter em constante evolução.
Por isso, vale a pena investir em cursos, treinamentos ou até mesmo em uma metodologia de coaching. Dessa maneira, ele conseguirá identificar seus potenciais, descobrir como priorizá-los e controlar melhor as emoções e frustrações.
A leitura de livros voltados para o assunto também é indicada. Assim, o líder continua a obter conhecimento, mas aproveita momentos mais introspectivos para refletir e avaliar suas atitudes.
O equilíbrio emocional faz mesmo a diferença para as ações de um líder, não é mesmo? Mas ao trabalhar esse conceito corretamente, todos os outros campos da vida deste profissional tendem a ser mais harmônicos e tranquilos.
Por isso, é muito importante não deixar o aprimoramento de lado. Conheça mais sobre gestão emocional, descubra como aplicá-la na prática e veja o que fazer para incentivar outros colaboradores a conhecerem mais esta ferramenta.