4 dicas para trabalhar a motivação dos seus colaboradores

A motivação é de extrema importância para que sua empresa seja bem-sucedida. Porém, é necessário conhecer as necessidades dos funcionários para engajá-los e fazer com que se tornem produtivos. 

O aumento no salário realmente é um bom estimulante, mas não é o único. De acordo com um estudo efetuado pela Boston Consulting Group (Understanding Brazil’s Workforce in a Troubled Time), mais que os salários e os benefícios, os brasileiros falam de outros aspectos que motivam o trabalho.

Confira 4 dicas para trabalhar a motivação dos funcionários, que pode ser influenciada por fatores externos e fatores internos!

A motivação depende de uma jornada saudável de trabalho

A busca por uma melhor qualidade de vida contribuiu para a definição de uma jornada de trabalho mais moderada. Mas muitas empresas ainda mantêm uma longa jornada de trabalho.
Isso nem sempre é motivador e muitos profissionais abandonam seus empregos porque se sentem cansados de uma jornada de trabalho mais rigorosa.

Para incitar a motivação nos colaboradores, é importante que exista um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, ou seja, é preciso estabelecer uma jornada de trabalho mais flexível e salutar.

Cargas de trabalho pesadas demais acabam por levar muitos funcionários a deixar seus empregos. Além disto, uma mente cansada é pouco produtiva, não permitindo o funcionamento das funções executivas a contento, desta forma, minimiza a capacidade de resolução de problemas, a busca de novas ideias e até levando a erros.

O trabalho em equipe estimula a integração entre os colaboradores

É necessário também estimular o trabalho em equipe. Não a competição, mas o trabalho em conjunto. É importante para que os funcionários interajam uns com os outros e possam assim compartilhar experiências e conhecimentos entre si.

O trabalho solitário pode não ser tão motivador. Mas as atividades em grupo podem despertar mais interesse entre os colaboradores. Um pouco de competitividade pode até ser estimulante para melhorar o desempenho deles.

A motivação do trabalho em equipe ajuda também a fazer entregas mais rápidas dos resultados, o que melhora a imagem da empresa e satisfaz os clientes.

Os treinamentos promovem maior engajamento dos profissionais

Outra estratégia importante para promover a motivação dos funcionários é a realização de treinamentos regulares.

Os treinamentos demonstram a preocupação dos líderes em melhorar a capacidade de seus colaboradores. Eles ficam atualizados e mais qualificados, o que ajuda no desenvolvimento da carreira. Além disso, seus novos conhecimentos permitem que eles efetuem um trabalho mais produtivo.

Os funcionários treinados sentem-se mais importantes, pois percebem que a gestão deseja seu esclarecimento, seu desenvolvimento profissional — algo que é positivo tanto para a própria empresa quanto para cada funcionário.

O investimento em capacitações e treinamentos oferece um ótimo retorno para a organização em produtividade e resultados. Também melhora o relacionamento da empresa com o funcionário.

O plano de carreira dos funcionários é uma grande motivação

Os funcionários podem ficar frustrados se não forem beneficiados com as oportunidades de crescimento dentro da empresa. Porém, muitos gestores ainda não dão atenção ao plano de carreira, que consiste em traçar uma rota de evolução para cada função e cada cargo que a empresa oferece.

O plano de carreira contribui para atrair e reter talentos. Alguns colaboradores, percebendo que não há muitas chances de crescimento no local em que trabalham, deixam o emprego em que estão e procuram outro que seja mais favorável às suas ambições. Essas são 4 formas de trabalhar a motivação de seus funcionários com eficiência. Nunca deixe de reconhecer o trabalho individual e o trabalho em equipe. O reconhecimento estimula os funcionários a continuarem na empresa, dando o melhor de si.

Outro ponto fundamental na motivação dos funcionários é a comunicação. Por isso, vale a pena conferir a importância da comunicação interna para as empresas!

Mais para explorar

pexels-cottonbro-9063397

Você sabe o que é Chronoworking?

Cansado de se sentir esgotado no final do dia? Trabalhar contra o seu ritmo natural pode te levar à fadiga, à falta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse agora!